Durante os dias 13 e 14 de março, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, da EE José Serafim Ribeiro, realizaram durante as aulas de Química, sob orientação do Professor Jacson, debates e discussões em grupo contextualizando o conteúdo trabalhado com eventos presentes no cotidiano. O professor fez a ligação entre teoria e prática, buscando despertar o interesse dos discentes por assuntos presentes no dia a dia associados ao conteúdo trabalhado em sala. Sendo assim, após os estes terem contato com o papel da química na sociedade por meio da teoria, o professor mediou esse conhecimento trazendo um momento de pesquisa, debate e discussão sobre o vazamento da barragem da mineradora que contaminou Barcarena no Pará, levando-os a pensar em grupo os efeitos desse desastre na sociedade, compreendendo a Química como ciência natural associando-a às construções humanas e enfatizando seu papel nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. O professor Jacson afirma que: “Quando associamos o que está presente no cotidiano do aluno com aquilo trabalhado em sala, o interesse é muito maior. Além disso, o processo de pesquisa, investigação e debate faz com que o aluno se sinta parte do processo, desenvolvendo a sua autoria e melhora no processo de ensino-aprendizagem.” O estudante Marcos Eduardo Teodoro da Silva, 17 anos, 1ºAno C, diz: “Aulas desse tipo são muito interessantes, pois vão além do conteúdo trabalhado em sala. Eu mesmo não sabia que isso estava acontecendo no meu país. É uma forma de nos manter atualizados e mais interessados na matéria.” A diretora Ana Luíza Cavalari Espíndola, conclui: “A escola é uma porta de acesso às informações aos nossos alunos, logo buscamos sempre atualizar eles do que está acontecendo além dos muros, aliando sempre a essa prática algum conteúdo curricular”.
|
Publicado por: tmotta@fazenda.ms