No dia 5 de agosto a equipe do CRE-2 participou da organização da Olimpíada Brasileira de Robótica que foi realizada a etapa estadual da modalidade prática. Os alunos do ensino fundamental, médio ou técnico de escolas públicas ou privadas competiram com robôs construídos por eles mesmos, tendo de realizar tarefa estabelecida pela OBR. A competição foi organizada pela UFMS com o apoio, parceria e colaboração da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), CRE-2 e CRE-6.
A Olimpíada ocorre desde 2006, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. E a cada ano o Mato Grosso do Sul vem se destacando devido ao empenho do Professor Dr. Amaury Antônio de Castro Junior.
A OBR tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro; é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos e é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA), RoboCup Federation, IEEE Robotics & Automation Society e é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.
Parabéns aos classificados para a próxima etapa estadual que será dia 25 e 26, no Albano Franco!
Publicado por: tmotta@fazenda.ms