NTE-Regional participa 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com a exposição de dois projetos.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 21, 2016 as 10:46 | Voltar
14642414_1605471209756154_4327447159602722942_n
No período de 19 a 21 de outubro o NTE-Regional participa da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho. Estão sendo apresentados dois projetos desenvolvidos nas escolas estaduais Antônio Coelho e Paulo Eduardo de Souza Firmo, relacionados ao tema “Ciência Alimentando o Brasil”.
img_22121-768x576
As estudantes Maria Dolores Lobato e Rita Gabriele Barbosa, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Antonio Coelho, de Nova Alvorada, apresentaram no espaço do NTE Regional o trabalho sobre um produto natural obtido por meio de extrato e óleos essenciais de plantas para o controle da mosca-da-vinhaça, que causa transtorno aos produtores ao atacar o rebanho bovino.
img_9921
O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre a escola, o NTE-Regional e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), as meninas receberam uma bolsa da Fundect, do Programa Pbic Junior. "Elas não conheciam nada sobre o tema, mas de cara começaram a pesquisar”, explicou o Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos (PROGETEC), Adam Felipe da Silva Souza.
img_22101-300x225

A vinhaça, que é utilizada como adubo no cultivo da cana-de-açúcar, atrai as moscas, e as fazendas de gado nas proximidades das plantações têm seu rebanho atacado por estes insetos hematófagos, que deixam os animais debilitados, o que causa prejuízo aos pecuaristas. As estudantes perceberam a necessidade de se obter um produto natural, a partir de plantas como a citronela, o cravo e a pimenta para combater a mosca em seus diferentes estágios de crescimento e desenvolveram um produto que está em fase inicial de testes práticos. “A partir de um comentário de um professor sobre a mosca-da-vinhaça eu me interessei e me envolvi neste trabalho de pesquisa. Eu tinha muita dúvida de qual faculdade cursar e agora estou decidida a fazer Química ou Biologia para concluir a pesquisa e achar o resultado deste projeto”, finalizou Maria Dolores.

alunos

Os estudantes do 2º e 3° ano do ensino médio da escola Paulo Eduardo de Souza Firmo, do Assentamento Eldorado de Sidrolândia, apresentaram o trabalho sobre a produção de hidromel, vinagre e vinho de amora a partir de matéria-prima local e conhecimentos científicos do processo de fermentação trabalhados nas disciplinas de química e biologia. O PROGETEC da escola, Márcio Francisco dos Reis dos Santos explica que "o projeto partiu da comunidade local, pois muitas famílias do assentamento produzem vinho, hidromel e vinagre, passou pelos conhecimentos e instrumentos específicos para a produção e retornou à comunidade quando os estudantes levaram o conhecimento da técnica melhorada de produção para as famílias, agregando valor ao produto”.

img_9918-672x372

O Professor de Química Wendel Gomes de Souza, coordenou o projeto e aponta como principais resultados a aprendizagem dos alunos, a integração curríuclo e tecnologias e o envolvimento das famílias no projeto, por tratar de um tema importante para elas.

esteande2Nos dois projetos serão elaboradas animações por meio do Programa Scratch para divulgar os resultados da pesquisa. As estudantes da escola Antônio Coelho estão finalizando a elaboração de uma animação apresentando a problemática pesquisada e a proposta do projeto. Além de um jogo evidenciando as fases de produção do vinho, os estudantes da escola Paulo Eduardo de Souza Firmo farão um documentário sobre as técnicas utilizadas no aprimorando da produção do vinho.
estande-1
A SNTC é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem por objetivo aproximar a população da ciência e da tecnologia, realizando atividades de divulgação científica em todo o País, com linguagem acessível e por meios inovadores para estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema escolhido. A Secretaria de Estado de Educação (SED) participa como parceira da SNCT desde 2015 e nesse ano estima-se que mais de dois mil alunos visitarão os estandes da exposição.
img_9927
Confira as fotos da exposição dos trabalhos, clique aqui!

Publicado por: tmotta@fazenda.ms