Nos dias 22, 23 e 24 de agosto o NTE-Regional visitou as Escolas Estaduais dos municípios de Bandeirantes, Camapuã e Rio Negro. As visitas fazem parte do acompanhamento e orientações realizadas pelo NTE-Regional, complementando o acompanhamento online que ocorre diariamente. Foi realizada reunião com a Direção, Coordenação Pedagógica e PROGETECs das escolas visitadas a fim de acompanhar e orientar o uso pedagógico das tecnologias digitais em atividades de pesquisa e autoria e os projetos de aprendizagem com uso do Scratch. Foram também discutidas as ações de fomento das formações continuadas a serem realizadas nesse segundo semestre, orientações para o VII Seminário do NTE-Regional e verificadas as produções dos alunos.
Na visita às escolas de Bandeirantes merece destaque a ótima organização dos roteiros de aulas postadas nos blogs dos professores da EE João Ribeiro Guimarães e o uso contínuo do ambiente Moodle pelos professores para postagens de aulas e interação com os alunos da EE Ernesto Solon Borges. Os PROGETECs das duas escolas estão bastantes empenhados no desenvolvimento do Projeto Scratch.
No município de Camapuã a equipe do NTE-Regional visitou a EE Miguel Sutil, em que a organização do trabalho da PROGETEC foi destaque, bem como o projeto "Uso dos Agrotóxicos no Meio Ambiente" com os alunos tutores do 9ºano do Ensino Fundamental auxiliando a turma do 8º ano no uso do Programa Scratch. Na EE Abadia Faustino Inácio vale destacar que a escola passa por uma fase de teste do uso do celular como recursos didático. Na EE Camilo Bonfim foi também destaque o projeto de aprendizagem desenvolvido com uso do Scratch.
Na EE Leontino Alves de Oliveira, em Rio Negro, foi realizada reunião com os Professores, a convite do Diretor, para esclarecer algumas dúvidas sobre a gestão pedagógica dos recursos tecnológicos, em que foram socializadas dúvidas e sugestões. Após a visita a equipe foi convidada a participar de um delicioso almoço promovido pela APAE.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms